200 ml de água (use como medida o próprio vidro do leite de coco)
modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma panela de alumínio.
Limpe as bordas da panela com o auxílio de um pincel e água.
Leve ao fogo médio (não mexa mais, só ponha a colher na hora de verificar o ponto).
Quando a mistura estiver mais concentrada ou passado cerca de 15 minutos (o tempo varia de acordo com cada fogão, fique atenta para não deixar a mistura queimar) verifique o ponto.
Para determinar o ponto da bala pegue um pouco da mistura com uma colher e coloque em um copo com água, tente formar uma bolinha maleável com o conteúdo (maleável mas não mole, ela oferece um pouco de resistência quando aperta). Pegue esse bolinha e jogue em um recipiente de vidro, se o som emitido for semelhante ao do choque entre dois vidros, apague o fogo.Desligue o ar condicionado.
Despeje o conteúdo da panela numa mesa ou pia de mármore ou granito previamente untada com margarina (não raspe a panela com a colher).Espere cerca de 3 minutos ou até que possa levantar as bordas e elas estejam um pouco vítreas (não se assuste, elas não podem estar muito moles, senão açucara). Com as mãos untadas com margarina, puxar a massa até que ela fique branca.
Puxe formando um rolinho e, com o auxílio de uma tesoura, corte as balas antes de que a massa endureça (chame reforço pois pode acontecer rápido).
Deixe-as secar por 4 horas ou mais.
Se der errado uma vez, não desista. Faça até conseguir acertar o ponto.
Fora da geladeira a sua durabilidade é pouca, em torno de 7 dias.
Para durar mais tempo conserve em recipientes tampados na geladeira.