5 tomates sem pele picados em cubinhos (pode deixar a semente, é opcional)
2 cebolas (médias) picadas em cubinhos
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de massa de tomate
3 colheres de manteiga (pode ser substituído por margarina)
8 salsichas
orégano a gosto
salsinha picada a gosto
1/2 pimentão
entre 3 e 4 copos d'água
1 e 1/2 colher de sopa de maionese
2 colheres de sopa de creme de leite
1/2 tablete de caldo de carne
sal a gosto
modo de preparo
Em uma panela, ferva as salsichas com água (suficiente para cobrir) por, aproximadamente, quatro minutos. Esgote a água, e reserve.
Numa panela média, derreta a manteiga. Acrescente a cebola picada e doure. Assim que douradas, junte o tomate e mexa até levantar fervura. Abaixe o fogo, e com a panela semi-tampada, deixe apurar por, em média, três minutos, mexendo levemente. Acrescente um copo d'água, o orégano, o pimentão (sem cortar) e o sal. Deixe ferver por mais seis minutos, e junte a mostarda. Misture, e acrescente meio copo d'água. Mexa até ferver. A essa altura, o molho estará levemente consistente. Junte o caldo de carne picadinho, e a massa de tomate. Com a panela completamente tampada e fogo baixo, ferva por mais quatro minutos. Retire o pimentão. Pique a salsicha em rodelas finas, e junte-a, bem como também a salsinha, e deixe apurar por mais três minutos em fogo mínimo. Em um recipiente à parte, misture a maionese com o creme de leite. Junte ao molho, e deixe a panela tampada para o tempero abafar. Sirva em seguida, com pãozinho francês.
Como dica de incremento, pode-se adicionar um pouquinho de queijo parmesão ralado, simultaneamente à salsinha. Também, a mesma quantia da maionese, de catupiry com a mistura do creme de leite, para depois juntar ao molho.