No dia anterior a feijoada, deixe o feijão de molho, a carne seca picada, e todos os outros ingredientes que tiverem salgados, trocando a água de 2 em 2 horas, ou até ter eliminado todo o sal, se quiser pode cozinhar na pressão para retirar o sal, mas não recomendo.
No dia anterior ainda, pegue a orelha, o pé e o corinho cortados e cozinhe com vinagre ou limão, se a costelinha for fresca cozinhe também, por aproximadamente 3 horas, esse processo é para retirar o excedente de gordura, descarte a água, lave os pedaços cozidos e reserve.
No dia do preparo, em uma panela grande, coloque os temperos de sua preferência, corte o bacon em fatias e frite-os em seu proprio oleo, va colocando e mexendo os ingrediente nesta ordem, depois do bacon frito, coloque, a orelha, o pé, o corinho e mexa, depois coloque a carne seca e a costelinha, sempre mexendo com uma colher de pau, corte a calabresa e o paio em rodelas, lembre-se de tirar a pele de ambos, e junte tudo na panela, por ultimo coloque o feijão e cubra com agua, coloque a laranja inteira sem descascar, se precisar esta é a hora de acertar o sal, NUNCA COLOQUE O SAL NO COMEÇO DE UMA FEIJOADA.
Tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 4 horas, sempre mexendo ou até o feijão estar macio.
Lembrem-se fazer feijoada é uma arte e dedicação é primordial, ainda mais esta com estes truques para deixar com uma quantidade menor de gorduras e a laranja inteira não desmancha e ajuda a puxar mais gordura, aproveitem pois esta é receita de familia. Um arroz branco, couve refogada, farinha de mandioca e pimenta são um bom acompanhamento.