2 copos americanos de água (cada copo americano tem 190 ml)
2 copos americanos de leite
1 tablete de caldo de carne ou de galinha
50 g de queijo ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de orégano
leite (para empanar)
farinha de rosca
óleo (para fritar)
modo de preparo
Em uma panela junte a água, o leite, queijo ralado, caldo de carne, orégano e sal. Mexa e aguarde fervura, após ferver desligue o fogo, junte a farinha e mexa, depois de misturado ligue a panela e mexa até soltar da panela.
Não mude a receita, a farinha e líquidos são suficientes para a massa, somente mude à seu gosto os temperos, lembrando que antes da farinha o líquido deve estar mais salgado que a seu gosto, pois após adicionar a farinha a massa tende a perder o sal e vai ficando mais doce, eu particularmente adiciono mais sal que o descrito na receita.
Desligue o fogo e jogue a massa em uma mesa ou pia de mármore e sove a massa até ficar morna, quase esfriando completamente.
A massa deve estar quente ao ser sovada, é da panela direto para a sova e com cuidado para não queimar as mãos caso não tenha esse costume.
Após sovar, abrir a massa (utilize um copo ou recipiente redondo para dar formato ao risole, caso não possua formas de corte), pode se dar formas de coxinha, bolinhas de queijo, bolovo e etc.
Recheie a seu gosto. Queijo com presunto, carne, frango e etc. O que achar mais saboroso.
Após toda a massa recheada, encha uma tigela pequena com leite e empane os risóles um por um, passe na tigela do leite e logo em seguida na farinha de rosca.
Podendo ser passado 2 vezes no processo caso queira a casquinha mais grossa.
Após isso basta fritar em óleo bem quente até que fique dourado.
Retire para uma vasilha com papel toalha ou guardanapos para que fique sequinho.