Ferver a água separadamente, coloque um pouco mais, porque na fervura vai evaporar, talvez você precise corrigir o arroz, depois utilize apenas a medida das 2 xícaras na hora de acrescentar ao arroz.
Em uma panela coloque o óleo e a cebola. A cebola deve sempre ir por primeiro, porque o tempo dela de cozimento é maior que o alho. Se colocar o alho antes, ele cozinha e pode queimar antes da cebola refogar.
Acrescente o alho amassado ou espremido, o sal e refogue (levemente dourado e sem queimar).
Misture o arroz e mexa com os temperos, é coisa rápida.
Coloque as 2 xícaras de água e mexa para soltar o arroz, caso tenha grudado um pouco na panela.
Em fogo normal, deixe a água ferver por uns 5 minutos com a panela semi fechada, depois diminua o fogo e tampe a panela.
Se você não tem experiência, com um garfo, afaste o arroz, do centro da panela, mas só um pouquinho para ver o fundo) se a água está secando, experimente se o arroz está ficando macio e tampe a panela novamente para terminar o cozimento.
Se infelizmente o arroz estiver duro por alguma barbeiragem, coloque a água morna que você deixou no "canexão", acrescente 1/2 copo de água (quanto mais quente melhor).
Sacrilégio: nunca mexa o arroz quando estiver em cozimento e se ficou papa, esqueça, tente na próxima vez.
Dica: se ficou papa, coloque-o em uma travessa, acrescente queijo ralado, pode ser de pacotinho, salsinha bem picada, azeitona verde bem picada, um fio de azeite e mexa, talvez vc consiga salva-lo. Fica comestível e disfarça.