Caldo de mar:Retirar as cabeças, as pernas e antenas dos lagostins e a casca e cabeça dos camarões.
Juntar com a pimenta dedo-de-moça picada ao meio, uma cabeça de alho picada ao meio com casca e tudo, um bocado de azeite, 2 colheres de sopa de dendê e sal a gosto. Cozinhar na panela de pressão de 40 a 50 minutos com água o quanto baste.
Apagar o fogo, esperar esfriar, coar em peneira e reservar.
Paella:
Paella:Picar o pimentão em tiras longitudinais não muito finas e dourar em um pouco de azeite por uns 5 minutos e reservar.
Em uma panela grande, aquecer 2 xícaras de azeite de oliva, dourar 1 cebola picada grosseiramente e uma cabeça de alho descascado picadinho. Acrescentar 1/2 xícara de pimentão picadinho, 2 tomates sem pele e sem sementes picados. Deixar tudo murchar bastante, acrescentar os lagostins picados ao meio (no sentido longitudinal), os camarões cinza, o polvo picado em pedaços, as folhas de sálvia, um pouco de salsinha e a lula (a lula deve ser bem seca com pano antes de ser adicionada a receita). Cozinhar tudo em fogo brando até que a lula fique quase macia.
Acrescentar 4 xícaras do arroz já lavado, juntar os filés de linguado picados em 4 partes cada, o açafrão, uma boa pitada de sal, 2 colheres de sopa de dendê e cobrir com o caldo de mar. Manter em fogo brando e ir completando com o caldo até o arroz ficar cozido. Apagar o fogo e deixar a panela tampada.
Temperar os camarões rosa com sal e limão. Colocar azeite no fundo de uma frigideira, aquecer e colocar os camarões, ir virando até dourar, acrescentar um fio de dendê, as tiras de pimentões, deixar fritar um pouco mais e apagar o fogo.
Transferir a paella para um recipiente grande, dispor os camarões dourados e as tiras de pimentão em cima e servir.