Preencha uma vasilha com água e coloque na primeira prateleira de cima para baixo. Ajuste a prateleira do meio para ficar logo acima da primeira prateleira. Do meio para baixo. Esse passo é crucial, senão o bolo não cozinha.
Unte a vasilha de manteiga e coloque um papel manteiga no fundo. Unte o papel manteiga com mais manteiga. Enfarinhe tudo com cacau em pó ou com farinha de coco (ou com qualquer farinha se não tiver problema com glúten).
Envolva a forma com papel alumínio. O lado espelhado tem que estar contra a forma.
Em uma panela, leve ao fogo médio o café e o açúcar e mexa até dissolver. Fica quase um xarope.
Dica: Nesse passo também dá para colocar essência de laranja, limão, ou amêndoa. Não testei, mas acho que dá para substituir o café por suco concentrado de laranja, maracujá, etc.
Derreta o chocolate. Eu triturei o meu no liquidificador e joguei no banho-maria, mas dá para fazer no micro-ondas (eu nunca acerto sem queimar).
Em velocidade baixa, transfira o chocolate derretido para uma batedeira e coloque os pedaços de manteiga, um a um. Até que eles estejam totalmente incorporados. Não deixe o chocolate endurecer.
Misture o xarope de café aos poucos, até incorporar.
Bata os ovos à mistura, um de cada vez. E cheque se a massa está uniforme.
Coloque na forma e leve ao forno por mais ou menos 45 minutos, depois tire e deixe esfriar ao ambiente. O meio ainda estará mole (ver a foto). Não se preocupe, o calor do bolo vai cozinhar.
Leve à geladeira por umas 2 horas. Desenforme. Sirva-se!