Um pedaço de bacon com espessura de 3 dedos, fatiado em pedaços pequenos-médios
1/2 linguiça calabresa em rodelas
1 cubo de caldo de bacon
1 sachê de sazón para feijão
Pimenta-do-reino a gosto
Cominho a gosto
modo de preparo
Deixe o feijão já escolhido de molho em água fervente por uma hora.
Escorra a água.
Coloque o azeite na panela de pressão e frite a cebola, o alho e a linguiça, em fogo médio, até a cebola estar murcha e translúcida e a linguiça corada.
Acrescente o feijão escorrido, as 4 xícaras de água, as folhas de louro e o bacon (você pode fritá-lo junto com a linguiça, mas eu prefiro colocá-lo ainda cru). Misture delicadamente.
Feche a panela, coloque o pino e deixe em fogo alto. Assim que pegar pressão, coloque em fogo médio. Cozinhe o feijão até estar no ponto (geralmente demora 20 minutos após a pressão, mas dependendo da marca o cozimento pode ser mais rápido ou demorado. Se não tem certeza, deixe cozinhando por 15 minutos, deixe a pressão sair, abra e aperte os grãos com o garfo. Se ainda estiverem duros, deixe por mais 5 minutos ou o tempo que julgar necessário).
Desligue o fogo, aguarde a pressão sair, abra a panela, coloque uma concha de feijão em uma tigelinha, amasse com o garfo e coloque de volta. O amido exposto vai deixar o feijão mais cremoso.
Ligue em fogo alto, acrescente o cubo de caldo de bacon, o Sazón para feijão, a pimenta e o cominho a gosto (coloco uma colher de chá rasa de cada).
Deixe cozinhando, mexendo de vez em quando até engrossar.