Caso uma das carnes não seja do agrado, pode substituir por outra outras, mantendo o peso total.
24 horas antes de começar o cozimento, deixar de molho as carnes cortadas em cubos a seu gosto (não pode ser pequenos),menos o bacon, a linguiça e o paio, separadamente, trocando a água de vez em quando.
Aproximadamente 2 horas antes do cozimento deixar o feijão de molho com água até a altura.
No dia do cozimento, em uma panela de pressão ferver as carnes ( menos o bacon, a linguiça e o paio) , uma a uma sem pressão uma vez, trocar a água e ferver novamente, agora na pressão até as carnes e o couro amolecerem, escorra a água e reserve.
A linguiça corte em rodelas finas e o paio em rodelas grossas e ferva brevemente por aproximadamente 10 minutos, escorra a água e reserve.
Na panela grande, caldeirão ou Caçarola, doure a cebola e o alho picados, cada um a seu tempo, acrescente o coentro (ou cheiro verde) a cebolinha picados, acrescente os demais temperos e dê uma leve fritada, reserve.
Corte o bacon em cubos a seu gosto, descasque as laranjas deixando-as totalmente sem pele e sem sementes, reserve.
Ferva o feijão, aproveitando a água que ele ficou de molho, o bacon e a laranja na pressão , aos poucos (tem que ter paciência), por aproximadamente 30 minutos, sem deixar o feijão despedaçar.
Porção por porção despejar na panela grande onde já estão os temperos.
Ferver todo feijão com os tabletes de bacon ou carne e temperos até que o feijão completamente mole e o caldo consistente.
Por fim acrescente todas as carnes, deixe ferver tudo junto por mais 15 minutos e sua suculenta feijoada estará pronta para servir.
Uma dica é não colocar sal, pois os tabletes e o bacon contem sal, além de que sempre ficam resíduos de sal nas carnes.
Acompanha bem arroz branco, couve refogada ao alho e cebola, vinagrete, farofa, torresmo, molho de pimenta feito com o caldo da própria feijoada, e uma caipirinha bem gelada. Serve muito bem 50 pessoas.