1 de bucho (congelado ou não, pode pedir para o açougueiro cortar em fatias de um centímetro)
1 kg de batata
1 tomate
2 dentes de alho
150 g de bacon
4 colheres de óleo
cebolinha e salsinha a gosto
2 colheres de sopa de sal
modo de preparo
Na panela de pressão colocar o buchinho e colocar uma colher de sopa de sal rasa, colocar água até o limite e fechar pressão.
Após apitar marcar vinte minutos para abrir.
Tirar a panela do fogo, colocar na pia embaixo da água fria corrente até parar de apitar (soltar vapor). Abrir a panela.
Escorrer num escorredor de macarrão, picar em pedaços de uns cinco centímetros de comprimento, reserve.
Colocar a panela de pressão no fogo novamente limpa.
Colocar o óleo e o bacon picadinho, fritar bem, colocar o alho picadinho e deixar dourar, escorrer o óleo até ficar somente o bacon com o alho, acrescente o tomate picadinho e deixe derreter um pouco mexendo sempre.
Colocar o buchinho picadinho e mexer bem.
Acrescente as batatas descascadas e picadas em fatias de um centímetro (para derreter) e cubra com água até o limite da panela, acrescente mais uma colher de sopa rasa de sal.
Colocar cebolinha e salsinha picadinhas, não ultrapasse três colheres de sopa para não cobrir o sabor com estes condimentos, para quem gosta pode colocar uma colherinha rasa de pimenta- do-reino.
Fechar pressão por mais 15 minutos apitando.
Abra a panela, (com o mesmo procedimento anterior) esmague as batatas e deixe ferver por cinco minutos. Experimente para ver o sal.
Fica bom com pão francês, e se preferir um vinho deve ser branco, pois o tinto é muito forte e cobriria o sabor do prato.