2 colheres (sopa) de margarina (ou mais ou menos 100 ml de óleo)
1 litro de leite (ou 5 xícaras das de chá) (obs.: é a quantidade de leite que faz o bolo ficar cremoso)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de fubá
modo de preparo
Preparo da massa:
Preparo da massa:Bater as claras em neve (isto é opcional, porém, é fundamental para que o bolo fique mais macio) e reservar.
Bater as gemas com o restante da margarina (1 colher, ou 50 ml de óleo) e o açúcar.
Acrescentar o angú de fubá, e bater.
Acrescentar e bater a farinha de trigo.
Misturar com uma colher, fuê, ou a própria pá da batedeira, as claras em neve (é importante não bater, e sim misturar manualmente mesmo).
Misturar também com colher/fuê o fermento (é MUITO importante não bater, e sim misturar manualmente, isto serve para qualquer massa de bolo que fizer, para ficar um bolo macio e fofo).
Por fim, acrescentar o restante do leite (600ml) e misturar manualmente também (se usar batedeira, vai espirrar e fazer muita sujeira, porque é muito líquido, além de não poder bater mais porque já misturou o fermento).
Untar uma forma para duas massas (n°2 retangular, por exemplo) e assar por mais ou menos 45 minutos a 230ºC, ou até a massa não parecer mais estar líquida; ou asse por mais tempo a uma temperatura menor, se o seu forno for muito “potente”, para não queimar.
O bolo murcha bastante quando se apaga o fogo, mas não se assuste, é normal! Fica baixinho, mas bem cremoso, e não fica com o fundo duro, como a maioria dos bolos de fubá cremoso.
Fiz alguns testes antes de chegar a esta receita, misturando receitas diferentes, então procure seguir as dicas, porque são todas importantes para um bom resultado.
Para aqueles que, como eu, adoram bolo de fubá cremoso, mas torcem o nariz para o queijo em doces, é tudo de bom!