1 colher das de chá de pimenta calabresa desidratada
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 a 2 colheres das de sopa de maizena
modo de preparo
Dessalgue e cozinhe a carne de sol: corte a carne de sol em pedaços e coloque de molho em água fria por 1 hora.
Troque a água e coloque no fogo até ferver. Jogue a água fora, ponha em água fervente na panela de pressão e deixe cozinhar por quarenta minutos.
Após esfriar, retire toda a capa de gordura da carne e despreze. Desfie a carne e reserve.
Retire o tampo central e as sementes da abóbora, coloquea-a numa forma, encha com água fervente e leve ao forno por 1 hora.
Retire a abóbora do forno e remova da mesma parte de sua polpa, deixando espessura suficiente na casca da abóbora para que ela funcione como uma vasilha. Se não tiver suficientemente cozida, coloque a polpa para terminar o cozimento em uma panela com água fervente. Após cozida, amasse e reserve a polpa da abóbora. Passe manteiga na casca da abóbora e volte para o forno (210°C), para corar. Reserve.
Coloque uma panela grande no fogo, derreta nela a manteiga e acrescente a cebola picada e deixe refogar por uns 5 minutos. Acrescente o alho , o tomate e 150 ml de água e a polpa de tomate. Refogue até o tomate dissolver-se parcialmente.
Acrescente a carne de sol desfiada, a polpa da abóbora, a pimenta calabresa e a páprica picante e mexa enquanto cozinha, por uns quinze a 20 minutos.
Não deixe secar nem ficar aguada, tem que ser um creme firme.
Prove o sal, se tiver pouco, acrescente um pouco do caldo do cozimento da carne ou sal mesmo até ficar no ponto que você gosta.
Acrescente o requeijão cremoso. Se tiver com muito caldo, acrescente 1 a 2 colheres das de sopa de maizena misturadas em um pouco de água e deixe cozinhar um pouco.
Acrescente o creme de leite e mexa até levantar fervura de novo.
Desligue o fogo, acrescente a cebolinha e a salsa, mexendo bem, deixando um pouquinho para decorar.
Recheie a abóbora, enfeite com o resto da cebolinha e da salsa e sirva com arroz branco.