Corte o fígado em tiras finas, tempere com o alho cortado bem fino e leve ao fogo. Caso esteja usando uma panela anti-aderente não é necessário acrescentar óleo, pois o fígado vai cozinhar no próprio liquido que ele solta.
Corte a cebola, o tamate e o jiló como melhor lhe convir. Depois que o fígado já estiver frito acrescente os itens cortados.
Deixe fritar até você ver que a cebola já esta pronta. Acrescente a meia xícara de arroz e misture bem e acrescente uma e meia xícara de água. Tampe e deixe cozinhar. Quando estiver quase secando acrescnte mais meia xícara de água. Deixe comecar a ferver e desligue o fogo, mas deixe tampado até que o arroz fique praticamente seco, ou caso goste do arroz carreteiro mais molhadinho pode comer logo em seguida. Depois de servido no seu prato mesmo acrescente um fio de azeite sobre a comida.
Essa porção dá para uma pessoa, até duas, dependendo da fome! Caso queira fazer para mais pessoas apenas usar a quantidade de igredientes de acordo com o número de pessoas.